Livraria Cultura

4.12.13

Brazuca e seus detalhes

Foto: divulgação

Depois de um logotipo deprimente, um poster (abaixo) que muito designer reclamou e achou preguiçoso, agora uma bola com design feliz. Os nomes foram contestados para o mascote e para a bola, a crítica ao design do mascote foi dividida, mas a bola parece um sucesso até agora.



Ontem postei sobre a Brazuca, a bola da Copa 2014. Hoje já há mais material sobre ela, o que é bastante legal de conhecer. Embora ela tenha vazado (em agosto) antes da apresentação oficial, foi de surpreender muita gente.

Abaixo um vídeo da Adidas (frabicante) que mostra a bola, como uma bola de todos, para todos, mostrando inclusive um pouco do futebol na sociedade brasileira e sua história, mostrando o futebol de praia e o futebol de várzea. Só discordo que com tantos craques brasileiros, tenham usado o Messi, mas enfim, é fifa e a copa é do MUNDO.



A bola

Foi desenvolvida por 2 anos e meio, em 10 países, envolvendo 600 jogadores, e tem uma simbologia e referências do Brasil.

A apresentação teve Cafu como um dos apresentadores e Sheron Menezes, para tirar um pouco a discussão sobre racismo, e foi feita com uma série de projeções em edifícios que costumamos ver em vídeos europeus.

Clique aqui para ver a apresentação com as projeções

Simbologia

"As cores e o design da brazuca simbolizam as tradicionais fitinhas multicoloridas da Bahia. Na tecnologia, ela traz uma inovação estrutural, com simetria única de seis painéis idênticos ao lado de uma nova estrutura de superfície. A intenção da Adidas, fabricante da bola, é imprimir melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado." Fonte: Copa2014.gov.br

Também tem partes estrelados representando o céu e também a bandeira brasileira e alguns canais mencionam que as curvas do desenho na bola representam os meandros do curso do rio Amazonas. No entanto, ainda não achei nenhuma fonte oficial sobre isso, foi noticiado diversas vezes na Globo, hoje (Jornal Hoje e Bom dia Brasil são dois deles que divulgaram a informação).

História das Bolas

É nítida, como nos logotipos das copas, posteres, mascotes, etc, uma evolução de designe e tecnologia. Sempre se adequando a sua época. Abaixo, uma relação das bolas até a última copa do mundo, 2010, com a Jabulani, na África do Sul.

Leia mais sobre mascote, poster, cartaz, logotipo etc. clicando nos links abaixo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...