Livraria Cultura

21.11.13

Estádio 'Vagina': quando o design muda a identidade

Sempre falo sobre a necessidade do design e da identidade no projeto de um estádio. Isso porque traz mais valor e público para um equipamento tão complexo de gerir e gerar receita além das provenientes da bilheteria. Dessa forma a administração não se vê obrigada a jogar shows e ter problemas posteriores com o gramado.

No entanto, recentemente, um dos estádios (Al Wakrah Stadium) da Copa do mundo, no Qatar, em 2022, virou piada pelo seu design, que assemelha-se a uma vagina. A notícia com a relação veio do jornal britânico, The Guardian.



Simbologia (verdadeira)

Embora o estádio tenha sido comparado com o órgão feminino, a referência do design foi o dhow, um barco árabe que também teve sua vela como referência para o Burj al arab (torre árabe), em Dubai (imagem abaixo). O barco é utilizado também para a busca de pérolas.



O motivo da inspiração é a característica da cidade Al Wakrah baseada na pesca e nas viagens marítimas.

O estádio

A autora do projeto é a arquiteta iraquiana Zaha Hadid junto a Aecom. O design tem a linguagem característica do escritório da arquiteta que também teve seu outro projeto de estádio envolvido em uma polêmica onde foi contestado por arquitetos renomados no Japão. Leia mais sobre este caso.

No vídeo abaixo, o estádio mostra um pouco mais a inspiração no barco, vendo as cores dos materiais selecionados como o formato de casco na base.



Assim como o Grande Stade Casablanca, a vedação lateral do estádio tem uma ventilação natural e que proporciona meia sombra e ventilação. Como um muxarabi, elemento típico da arquitetura árabe, o fechamento favorece as condições de conforto ambiental já que a região é desértica com clima quente e seco.

A cidade de Al Wakrah cresceu bastante na última década, mais que quadruplicando sua população neste período. O estádio terá capacidade para 20.000 torcedores e, durante a Copa do Mundo, contará com arquibancadas temporárias aumentando o estádio para 40.000 pessoas. Caso similar ao do Corinthians que também contará com esta estrutura provisória em 2014.



Estas foram as primeiras imagens do projeto, que ainda deve passar por muita lapidação. Principalmente em relação ao entorno. Uma análise mais completa será feita quando aparecer novos materiais para estudo de suas estruturas.

A comparação com a vagina pode ser engraçada, pode marcar o estádio e gerar ainda muita piada pela frente mas, querendo ou não, tem uma estética muito mais evoluída e trabalhada em comparação com os estádios que nós mesmos teremos na Copa 2014. De qualquer forma, com as brincadeiras ele já é um marco antes mesmo de começarem as obras, coisa que muitos estádios lutam e não conseguem obter.
O problema é que para um país cheio de pudores, vai ser difícil se livrar da imagem da genitália já identificada por muita gente. 

O estádio tem a promessa de ser sustentável e usar materiais com esse conceito e, pelo calor da região, foi até cogitado mudar o evento para o inverno por conta das condições do gramado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...