Livraria Cultura

11.9.13

Gramado do Corinthians


Estive nesta última sexta (6 de Setembro) no estádio do Corinthians, em Itaquera, onde o Artur Melo, engenheiro agrônomo, me recebeu e me deu uma aula sobre gramados. Vou mostrar um pouquinho do gramado, mas sem muitos detalhes para não cometer nenhuma gafe, afinal, é um assunto muito específico e o Eng. Artur Melo é quem poderia dar mais informações. 

Abaixo algumas fotos da cobertura em andamento, vistas gerais do estádio e do gramado.


Alguns assentos já foram instalados, nestas fotos com a instalação em homenagem aos 103 anos do Sport Clube Corinthians Paulista - parte coberta não sei por qual motivo. Os assentos estão fixados no espelho dos degraus da arquibancada e poderão deslizar por eles podendo remover ou amontoar em um canto se for necessário realizar algum show - embora a ideia inicial do estádio tenha sido a de não abrigar grandes shows, muito mesmo pois o gramado é delicado e trabalhoso. A empresa responsável pelos assentos é a BlueCube³


Acima dá para ver o sombreado, com a cobertura ainda incompleta, às 15h-15h30 e sem a cobertura atrás dos gols.

Tive poucas oportunidades de pisar em gramados oficiais e este, sem dúvida é o melhor em que já andei - principalmente comparando ao do Soccer City, na África do Sul, durante a Copa 2010. Liso, perfeito! Corte da grama com 28mm, bem uniforme e com um xadrez muito bonito e bem feito.

Assim que cheguei, o Eng. Artur Melo estava prestes a tirar a temperatura do solo.  Ele tirou em algumas partes distintas do campo, que estava sendo irrigado no momento. Deu cerca de 2ºC de diferença da parte ensolarada para a parte já sombreada pela cobertura - que projeta uma sombra generosa no estádio já por volta das 15h-16h, o que faz com que a manutenção do campo tenha que ser mais rigorosa para evitar a proliferação de algas e fungos e para que receba uma iluminação artificial compensando a falta de luz solar.

Abaixo, a medição na parte sombreada - com temperatura próxima ao ideal para este tipo de grama, que vai requerer também um irrigação do solo com água resfriada.


O cortador de grama é este abaixo, que deixa o corte da grama perfeito, como tesoura e não cortando por impacto, como as outras máquinas. Este corte perfeito evita que a folha fique mais exposta à bactérias.


A irrigação é bem homogênea.


Abaixo, os reservatórios de água, para resfriamento e o ambiente onde receberá os equipamentos do sistema de drenagem a vácuo que estão previstos para chegar ainda este mês (importados dos EUA).




Não conseguir tirar foto da máquina de iluminação artificial pois estava coberta, mas ela é bem grande e deve dar suporte noturno para a recuperação do gramado suprindo parte da necessidade de insolação que a grama requer. O custo pelo uso das máquinas deve subir bastante. O estádio do Grêmio também tem feito uso destes equipamentos.

Grama artificial

Atrás dos gols, onde costuma ter a área de aquecimento dos jogadores (conforme a FIFA pede) o arquiteto resolveu colocar somente um gramado artificial paisagístico (mais duro), reservando a parte lateral, próxima dos penaltys para este fim, com a grama artificial adequada para os jogadores. Este gramado artificial que é muito mais maleável, flexível e gostosa de se pisar. Com uma boa instalação fica perfeita como um gramado natural.

O andamento do estádio

Abaixo, algumas vistas do estádio, que está com a cobertura em andamento, com o acabamento inferior sendo colocado nas partes onde a estrutura já está avançada.

  

As vedações laterais já começaram também como podemos ver na imagem abaixo.


Uma das fachadas principais, já está praticamente completa - a fachada com placas cheias de LEDs onde será possível interagir com o exterior colocando nomes, mensagens e tudo, menos publicidade - já deu para ver as idéias em fotos da divulgação do projeto.

Os acessos em preto são os vomitórios, para chegada e saída do público e dão acesso ao corredor luxuoso, todo em mármore, aos sanitários 'tecnológicos.



Na foto abaixo, quando ampliada, dá para ver os pontos dos LEDs em cada placa.


A fachada oposta, que dá para ver do metrô que vem de Arthur Alvim, onde terá o símbolo do Corinthians 'afundado' em um painel de vidro leitoso já começou a ser colocada como podemos ver na foto abaixo.

Foto por Yara Baiardi

 Embaixo das arquibancadas neste setor, o estádio abrigará um shopping e no estágio atual já dá para ver os estandes das lojas, o andar superior aberto para o debaixo (como configuração tradicional de shoppings centers) e o acabamento em gesso acartonado sendo instalado - bem diferente dos estádios que costumamos frequentar onde o acabamento é o próprio concreto da estrutura. 

Outro lugar que deve receber o gramado e o Eng. Artur Melo ainda este mês é a Arena Amazônia, que atingiu 80% de conclusão.

*todas as outras fotos foram tiradas por mim, Lilian de Oliveira 
** você pode ler mais sobre o estádio em diversos posts já publicados neste blog, basta digitar 'Corinthians' na barra de pesquisa logo abaixo do Banner deste blog.

ATUALIZAÇÃO: O portal 2014 publicou hoje algumas fotos tiradas pelo Diego Salgadoa, pouco depois da minha visita e que ilustram algumas coisas que mencionei nesse post. Clique aqui para ser redirecionado ao album de fotos.

11 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, detalhada e informativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. O Artur até me passou mais informações técnicas, mas é um assunto difícil e eu poderia me enrolar com alguns dados. Mostrei o suficiente para se entender um pouco.

      Abraços.

      Excluir
  2. Caramba, esse estádio é impressionante... Nunca vi nada parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. é diferente demais do que vemos por aí. Mas tem certo exagero. Vai exigir uma boa administração para conseguir se sustentar. E acho que a história de não receber shows vai ter que ir por água abaixo (imagino eu)... ou vão ter que inventar mais coisa que somente o shopping.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Pelo que eu ouvi falar, os shows serão no estacionamento leste, com os palcos montados em frente ao painel de leds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se lembra onde viu essa informação??? É bom pois poupa o gramado. É muito ruim para ele colocar um monte de gente em cima. E eles estão investindo muito

      Mas será que eles conseguem colocar um show para acontecer sendo que aí não terão estacionamento para o publico? Será que conseguem autorização???

      Excluir
  4. Lilian essa história de não ter shows é fato. Vc não tem idéia de quanto ira arrecadar, só o nome do estádio vai ser algo em torno de 20 milhões/ano, mas tem mais 15 nomes que serão vendidos dentro do estádio.

    Pesquisa uma reportagem do Jornal Estadão onde o Andrés Sanches diz que tem 2 camarotes para 12 pessoas que foram alugados por 700 mil reais/ano, no caso, são os menores. Ainda tem 4 camarotes para cerca de 270 pessoas que serão comercializados com empresas.
    A projeção de arrecadação é em torno dos 300 milhões/ano.

    Os camarotes serão leiloados e já tem mais de 3000 inscritos para fazer a locação que é de 2 a 7 anos.
    Fora restaurantes, lojas, bilheteria e etc.

    Por isso não há necessidade de shows.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa informação que a pessoa de cima disse sobre shows no estacionamento? já viu algo?

      Ainda num tinha visto esses valores. Legal. Obrigada pela informação. Vou procurar essa matéria!

      Excluir
  5. Opa. Obrigada. Um deles eu estava vendo agora mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olha não tenho nada deste tipo de informação, no caso, sobre shows na área do estacionamento.

    O que sei é que terá 4 sportbar, (não sei se a palavra esta correta) para cerca de 1000 a 1200 pessoas, onde após os jogos alguns poderão curtir uma balada ou apenas um bar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. Isso eu vi também. Legal! Acho que é uma forma bem legal de agregar valor à marca do time. A fidelizar torcedores e a fazer gastar mais ainda com o clube.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...