Livraria Cultura

14.9.12

Entrevista: José Ricardo Yoshida Souza, autor do estrelas da várzea

Como postei ontem um material com o vídeo do Estrelas da Várzea e a minha coluna da Universidade do Futebol tratou da importância e mostrou um pouco do projeto, hoje venho com a entrevista que fiz com o autor do vídeo e das fotos com a análise dos campos irregulares do futebol de várzea: José Ricardo Yoshida Souza.

GdA: Como surgiu a idéia de fazer a análise dos tamanhos dos campos e por quê?
 
A idéia surgiu porque todo mundo só fala dos grandes times de futebol e esquecem que a verdadeira paixão pelo futebol está na várzea. Muitos dos craques que eles idolatram surgiram da periferia e jogaram em campos da várzea.
 
O projeto inicial era contar histórias interessantes que aconteciam nesses campos de futebol da várzea. Foi quando eu lembrei o que aconteceu com o meu amigo Celso Marcon, que era técnico de um time de várzea da zona leste de São Paulo (Gaviões do Itamaraty). Certa vez um jogador do time foi substituido e ele ficou tão puto da vida que foi na casa dele buscar um revolver para tirar satisfação com o técnico, mas a turma do 'deixa disso' agiu rápido e tudo se resolveu. Isso é uma história engraçada e triste ao mesmo tempo. 
Aí entrei no Google Earth para fazer uma pesquisa rápida sobre os campos de futebol que tinha em São Paulo e me deparei com um campo muito engraçado que ficava no meio de uma favela do Capão Redondo e ai eu disse: "Achei o que eu queria!".
 
Percebi que existiam muitos campos assim por toda a cidade São Paulo e não tinha outro caminho a seguir a não ser mostrá-os de uma forma engraçada sem ofender os que ali jogavam.
 
GdA: Como é feito o estudo? Quais as ferramentas para não distorcer as imagens?
 
O estudo é simples. Eu acesso o Google Earth e navego por toda a cidade atrás de um campo com medidas bizarras. Existem vários campos de várzea na cidade de São Paulo e muitos deles tem as suas medidas proporcionais às oficiais, e outros totalmente foram dos padrões. E são esses campos fora do padrões que estou buscando. O Google Earth tem uma ferramenta que ajuda na metragem dos campos e segundo eles é muito precisa. Depois entro em um editor de imagens e desenho as linhas para ter uma ideia melhor da medidas estranhas de cada campo.
 
GdA: Qual a sua relação com o futebol de várzea e acredita que a análise seja um registro que possa contribuir para a manutenção do mesmo - este que tem diminuido drasticamente por conta do futebol society?
 
Morei por vários anos na periferia de Guarulhos (Bairro Maria Dirce) e do lado na minha casa tinha um campo de terrão que vivia lotado. Quando eu tinha tempo dava uma passada por lá para dar uma olhada. Via que todos os sábados e domingos era um entra e sai de times naquele campo que até gerava um certo transito na região. Percebi o quanto são importantes esses espaços para as pessoas que não tem outra forma de patricar esporte a não ser o futebol. Na periferia é assim, ou você joga futebol ou assiste. É diversão garantida.
 
Os dois campos caminham juntos. Só quero deixar um registro alegre dos campos de terrão.
 
Os campos de futebol várzea estão acabando não por causa do campinho society, e sim por causa da especulação imobiliária. Muitos desses campos viraram conjuntos residenciais ou empresas e a população ficou sem nenhuma alternativa se lazer.
 
A moda agora é colocar grama sintética nesses campos que ainda sobrevivem por ai. Até acho legal essa substituição dos campos de terrão por grama sintética, mas o que está por trás disso é uma politica podre, de interesses partidários (em troca de votos) que não traz benefício nenhum para a comunidade. Se já é difícil manter e fazer a manutenção de um campo de terrão, imagina isso em um campo sintético.

GdA: Sobre o vídeo, ele foi criado a partir de qual idéia? Foi realizado somente como registro, como documentário em si, ou já com intenção de produzir material sobre o futebol de várzea? O que surgiu primeiro: o registro dos campos ou o vídeo?
 
O registro dos campos foi o start do projeto. O vídeo foi criado depois, para participar de um festival de cinema voltado para o mundo futebol, o Cinefoot. O vídeo foi gravado em final de semana junto com o meu amigo Fernando Lopes.
A idéia agora é rodar um documentário sobre a várzea, mostrando o dia-a-dia desses campos, seus personagens, mostrar os craques e os  grandes clássicos que acontecem nesses campos.

GdA: O Estrelas da Várzea está aberto para que as pessoas sugiram campos com formatos inusitados, mas os desenhos apresentados são exclusivamente seus ou tem mais alguém envolvido?
 
Opa! O Estrelas da Várzea é do povo. A participarção das pessoas tem uma importância muito grande nesse projeto. Existem milhares de campos de várzea em São Paulo e região e não dá pra descobrir sozinho esses campos. As pessoas mandam as sugestões e em seguida posto no blog. Por enquanto não estou postando campos com as medidas normais, digamos assim. Ainda quero encontrar muitos campos "bizzaros" por aií. Não está fácil, por isso conto a participação dos seguidores do blog. Em breve criarei um  espaço para os outros campos da várzea. Estou sozinho nessa jornada e preciso de ajuda. Aceita? (risos)
 
GdA: Aprendeu alguma coisa com o estudo, descobrindo mais particularidades ou padrões que não esperava encontrar?
 
Aprendi que não tem limites para jogar futebol. Não importa o formato do campo, se é redondo ou quadrado, as regras são as mesmas para quem joga futebol. Em qualquer jogo que acontece nesses campos existem árbitros, banderinhas, massagistas, técnicos, comissão técnica. O futebol é jogado da forma mais honesta possível.
Um coisa interessante que descobri foi quando visitei o campo da Escolinha Arco Verde na zona sul de São Paulo. Voltei ao campo para projetar e entregar cópias do vídeo Estrelas da Várzea e vi um senhor completamente bêbado, olhei pra ele e perguntei: 
- O senhor gosta de futebol? Quer assistir ao vídeo? 
Ele ficou olhando pra mim e disse:
- Fui jogador de futebol profissional.
Em seguida foi embora. Perguntei quem era aquele senhor e me responderam que era o Walter Zum-Zum, ex-ponta-direita do São Paulo FC.
Um história triste que não gostaria que acontecesse com ninguém.

GdA: Qual o valor do futebol de várzea para você?
 
O futebol de várzea é uma grande comunidade e serve como meio de integração das pessoas. Existem grandes rivalidades dentro do campo, mas assim que o árbitro apita o final do jogo as pessoas se reunem em volta de um churrasqueira ou mesa de bar para rir e contar suas histórias.
Cada jogador dá o máximo que pode para representar sua comunidade, o seu time. Não importa se ele é gordinho ou perna-de-pau. 
Na várzea existem regras, ética, disciplina e muita alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...