Livraria Cultura

30.3.12

Itaquerão terá estátua do São Jorge

Em inúmeros posts e artigos meus saliento a necessidade de se pensar o estádio em prol de receitas vindas de outras atividades além das bilheterias, pois elas não o sustentam financeiramente. 

Hoje, li uma notícia que me deixou feliz em ver que o Corinthians está pensando seu estádio com duas coisas interessantes:

1- Não trazer shows para o estádio - o que é genial pela questão do desgaste do gramado e risco de lesões em jogadores;
2 - Pensar fortemente em atrair turistas e corinthianos (mais precisamente) - isso se daria através de visitas monitoradas, coisa que quase todo estádio faz, e na estátua de São Jorge, padroeiro do time. 

Corinthians terá estátua de seu padroeiro, São Jorge, em frente ao estádio Itaquerão

A estátua

A estátua estaria sendo encomendada e teria a altura correspondente ao Cristo Redentor, na capital do Rio de Janeiro. Não tenho muita certeza da necessidade desse tamanho, no entanto, o terreno é grande e seria muito interessante a estátua próxima à saída do metrô. Inteligente, no mínimo, colocar a uma certa distância do estádio por questões de visibilidade, pragmatismo e de impregnar na imagem associada ao estádio. Seria, de fato, um símbolo para o bairro, para o estádio e para o Corinthians. 

Já salientei também a importância da iluminação. Ela valoriza e agrega muito valor à arquitetura e, no caso, ajudaria muito a estátua também.

Viver de bilheterias e visitas guiadas é pouco, mas todo o olhar da mídia que o Corinthians conseguir atrair, será fundamental tanto para o brasileiro, quanto para o evento da Copa de 2014. Exploração turística e da mídia podem trazer novas receitas ao clube.

Leia abaixo textos que já escrevi que complementam este post sobre a importância de achar outras fontes de renda através da forma que a arquitetura é trabalhada:


Fonte:

18 comentários:

  1. Palavra de quem entende. Observamos anteriormente afirmações digamos "pouco inteligentes", Chegou-se até a dizer que " a Estátua era cafona"(SIC) Realmente,inteligente ensinamento da Arquiteta Lilian Oliveira, com quem TODO CORINTHIANO DE BOM SENSO DEVE CONGRATULAR-SE; A IMAGEM DE SÃO JORGE NA ENTRADA DO ESTÁDIO -É MAIS UM GOL DE PLACA DE ROSEMBERG.(Juarez Paulino - Poços de Caldas/MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cafonice é opinião, cafona ou não pode ter efeitos positivos ou não. Até postei sobre um outro estádio que eu acho cafona, independente da arquitetura e parte técnica, mas muita gente não acha. Percebi isso pelo facebook. Realmente acham legal e válido. tire suas próprias conclusões.

      http://goldaarquitetura.blogspot.com.br/2012/02/os-estadios-para-bursa.html

      Obrigada pelo comentário, espero que tenha gostado do blog.
      Abraços.

      Excluir
  2. Será que todos os corintianos do Brasil são católicos? Eu ñ sou. Um clube ñ deve ter nenhuma predileção religiosa. O Corinthians é um clube com milhares de torcedores de todos os credos. Os Judeus, os muçulmanos, os evangélicos e outros credos ñ gostam de imagens de escultura. A obrigação da direção é ter respeito a todos os corintianos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tocou em um ponto interessantíssimo. De qualquer forma, é o símbolo do clube. Independente da crença religiosa, é um símbolo oficial. O Brasil é o segundo maior país católico (se não me engano), embora esteja perdendo muitos fiéis. Acredito que é interessante da mesma forma, pode trazer o mesmo benefício independente disso. E acreditando ou não, acho que muita gente, independente da crença possa querer visitar, não pelo São Jorge, mas pelo marco, como se tivesse um gavião, por exemplo, seria outra opção mais neutra.

      Eu não sou religiosa, mas não me incomodaria nem um pouco em tirar uma foto, gostaria de visitar essa estátua, como a estátua em frente ao estádio do meu time. É como se fosse um cartão postal.

      Mas realmente entendo seu ponto de vista. Algumas religiões brasileiras, inclusive a que cresce mais no país, não vê com bons olhos 'imagens', mas também não acredito muito que um evangélico por exemplo, que torça para o corinthians tenha qualquer aversão ao estádio por causa de uma estátua. Se for assim, escolheu um time errado pois ha muito tempo é o símbolo do time e seria de tamanha ignorancia misturar as coisas. O clube foi fundado há muito tempo em uma época que o país era predominantemente católico, passa a ser história e não uma questão regiliosa somente.

      Excluir
    2. Muito bem observado,mas vamos atualizar a noticia porque nao sera uma estatua de são jorge e sim do cavaleiro da fiel.....

      Excluir
    3. na verdade acredito que continue sendo a mesma coisa. Só uma forma de diminuir a polêmica.

      De qualquer forma, eu não atualizo o que eu escrevo por ter sido a notícia na data. Posso criar um novo post, e imagino que vou mesmo, com as novas informações. Obrigada pelo comentário.

      *Não atualizo os textos mudando informações ou opiniões, somente modifico se releio e vejo erros gramaticais ou ortográficos. Acredito que seja uma forma de manter a credibilidade do que foi dito por mim. Posso me retratar com enganos, mas não mudo o que foi dito por ética minha com meu blog.

      Excluir
  3. Vai ficar incrivel. Soh esse tamanho do cristo q eh um pouco de exagero.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lilian! Parabéns pelo blog.
    Uma observação: não incluir shows numa infra-estrutura desse porte é um desperdício de renda e de utilização de um espaço construído que, além dos jogos, ficará inativo. Quanto mais multifuncional uma estádio for, mais-valia social e sustentável terá, tanto para seus administradores como para o meio ambiente que o abriga.
    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano, obrigada pelo elogio.

      Não vejo com bons olhos shows em estádios. Além de muita gente não ter visibilidade decente, o desgaste do campo é muito intenso, com um recuperação dificil e de custo alto. Além disso, o uso do gramado sem ser para jogos o deixa irregular, aumentando riscos de lesões.

      Claro que é renda que deixa de entrar, mas quantas áreas sob as arquibancadas são subutilizadas? Vale a pena incluir projetos e outras atividades, com melhor qualidade cada uma delas. Mas é algo para se pensar também antes da execução do projeto, para que não sejam lugares adaptados, mas espaços feitos para determinadas atividades.

      A grande dificuldade das pessoas está em ver que multifuncional é para multiplas funções, mas não para todas. O Brasil, em geral, tem também poucos espaços para mega aglomerações, como os shows, que aí, são levados para o gramado. As atividades devem ser vem programadas e inferferir o menos possível no futebol, motivo pelo qual o estádio foi construído. Muitas vezes, jogos do São paulo foram tirados do morumbi pois estavam montando palcos de grandes shows? Portanto, não é só no gramado, mas no calendário de jogos.

      Excluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=kZNPgzYVk-4&feature=endscreen&NR=1
    Isso é Corinthians a minha religião.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lilian.

    Meu nome é Valmir e quero dizer que vi apenas hj seu post, pois foi colocado no site www.trintademaio.wordpress.com, que é um site que diz tudo a respeito da ARENA CORINTHIANS.

    Para se ter uma idéia de como será a arena vou dizer algumas características:

    Cadeirantes entrarão em lugares especiais e poderão ter acompanhantes juntos, coisa que não existe em nenhum lugar do Brasil.
    Existirá várias lanchonetes e também restaurantes.
    O museu será transferido para a arena.
    Uma área de 70 mil m², que é ambiente interno, terá ar condicionado, inclusive dentro dos banheiros que serão 502 no total.
    Existirá uma tecnologia para que as pessoas acessem um portal e possam, de sua cadeira numerada, através de um notebook, celular ou tablete, verificar as redes de fast food e acessar seus cardápios e pedirem a comida, pagando via internet, que será entregue na sua cadeira e também consultar eventos que simultâneamente ocorrem na arena junto com o jogo.
    Terá quatro ambientes com capacidade para 1000 a 1200 pessoas, onde poderão fazer alguns eventos e etc.
    Algo em torno de 100 camarotes.
    Uma área para torcedores vips, algo próximo a 700 lugares, onde terá um elevador que descerá até a parte onde os jogadores farão aquecimento. Tal local é nos vestiários, mas um mini campo com dimensões 3 vezes menor que o oficial, algo de 35 m de cumprimento e 23 de largura.
    Estão pensando em colocar cinemas também, mas ainda não foi decidido.
    A ARENA CORINTHIANS terá cerca de 2500 monitores espalhados, para que os torcedores que vão ao banheiro ou qualquer outro lugar, não perca nada do jogo, além, claro, de sinalizar os setores para guiar os torcedores.
    15 elevadores e 10 ou 15 escadas rolantes.
    Lojas da rede de roupas e outros produtos do Corinthians.
    O sistema de câmeras será tão moderno que utilizará uma tecnologia onde, se houver um tumulto as câmeras sinalizarão no monitor um sinal de alerta, mas além disso focará os rostos de todos os envolvidos no tumulto tirando fotos para armazenar num banco de dados e depois se necessário, verificar e passar para a policia.
    A distância do torcedor com a linha de cobrança lateral será de 7 a 9 metros e com a linha de fundo também.

    Enfim, a ARENA CORINTHIANS é algo jamais visto ou imaginado por um torcedor brasileiro, a não ser que este tenha visto nos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas informações, Valmir. Elas foram obtidas diretamente com o clube?

      De todas elas, algumas são padrões internacionais, como monitores espalhados apra quem está em filas de lanchonetes e banheiros. O que mais achei interessante é o sistema de câmeras. É muito importante isso, principalmente para conseguir maior punição para os vândalos e violentos nos estádios. Acho interessante para a polícia.

      Espero que a loja do corinthians de roupas, seja tão bem sucedida quanto a do São Paulo dentro do Morumbi. Uma das melhores da reebok.

      Quanto ao ar condicionado, estudos disseram que é porque diminui o estímulo à violência. O quanto isso é verdade, não sei, mas só vale a pena se a captação de luz solar que tiver na cobertura der conta deste gasto energético. Caso contrário, é burrice, pois aumentará muito o custo do estádio e não seria nada sustentável. Torcendo aqui para dar tudo certo. Obrigada novamente.

      Excluir
  7. Boa tarde!

    Não gostei da ideia!

    Sou corintiano, assíduo, sou sócio, tenho pay-per-view, vou aos jogos do timão no Pacaembu, compro camisas (menos a que tinha S. Jorge), mas também tenho minhas convicções e minhas doutrinas e minha fé e jamais gostaria de ver na nossa moderníssima Arena uma imagem que para mim é horrenda, uma aberração na pura acepção do termo.
    Acredito que eu não faça parte da maioria, mas que tem muitos corintianos que pensam como eu. Sou apaixonado pelo Corinthians, conheço a sua história como poucos e posso afirmar: essa imagem de S. Jorge na verdade foi introduzida por Marlene e Vicente Matheus com a construção da capela no clube em meados dos anos 60, antes disso, nada. Até ai, tudo bem, capelas existem e quem tem fé vá até lá e reze pelo Corinthians, por mais que pra mim, isso seja errado, respeito a opinião de cada um.
    Agora, colocar uma imagem de Santo de quem quer que seja numa estátua de 30 metros à porta de nossa ARENA para que todos peregrinem... ai é demais. Péssimo gosto, fico imaginando um monte de gente acendendo vela e fazendo promessas como se fosse Aparecida do Norte... Acho que nem todos os corintianos são católicos ou adeptos à Umbanda.
    Se querem utilizar um simbolo do Corinthians que o façam com o Mosqueteiro, esse sim, isento de qualquer polêmica.
    Agora, pior que dizer que colocaria uma imagem de S. jorge e tentar camuflar e ludibriar quem não gosta é dizer que agora não se tata mais de S. Jorge e sim do Cavaleiro fiel (com um cavaleiro matando um dragão)... Isso é chamar todo mundo de burro, porque ai desagrada quem não gosta de S. Jorge e também quem gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a troca por um "cavaleiro fiel" também acho que é tentar enganar ou livrar a estátua da polêmica que começou.

      No entanto, eu também tenho minhas convicções, mas não me importo com o fato ter a estátua em frente, mesmo sendo simbolo do catolicismo. Se está na história do time, mesmo que mais recente, e eu o escolhi após este período, não tenho porque ir contra isto. Simplesmente, não sou eu que vou lá fazer preces aos pés da estátua. No entanto, respeito se alguém assim quiser. O que, realmente, duvido que aconteça tão frequentemente assim.

      Sobre umbanda, menor ainda as chances, já que São Paulo nem tem um público tão devoto à religião. Se fosse Salvador, seria outra história.

      Acho que o mosqueteiro ou o gavião pudessem ser menos polêmicos, poderia até ser uma escolha melhor. Mas se o clube escolheu pelo S. Jorge, tem seus motivos. Não reprimo. Acho bom por alguns lados. Entendo a sua opinião, mas acredito que dê para conviver com a imagem lá sem se incomodar. Basta você, que não acredita, não fomentar a imagem.

      Só pra esclarecer uma coisa do catolicismo, pois fui criada como tal embora hoje não seja. As imagens de santos não são para o fiel imaginar o santo como aquele figura, ou achar que deve orar para tal estátua. É uma imagem como forma de lembrar da existência do santo, de seus feitos e mais ainda, estimular que se ore. Imagino que dê para comparar um pouco com a quipá dos judeus (chapéu dos judeus preso à cabeça). A quipá representa que há sempre alguém acima de nós e é uma forma constante de lembrar isso. Imagino que a imagem nao traga nenhum mal. Mas aí, é opinião de cada um. Espero que a estátua não seja algo de se enojar, e que quem não aprecie por ser um santo e uma imagem, que simplesmente não a enalteçam.

      Obrigada pelo comentário, espero não ter sido invasiva ou ofensiva com minhas opiniões, realmente não é a intenção. Só imagino que dê para conviver com ela, afinal é um dos países mais católicos fora da Itália, e um clube com um santo em sua história. Abraços

      Excluir
  8. Nossa demais !!!!!!! a partir de hj vou ser CORINTHIANO .. Depois do Ronaldo essa imagem, caraca tocou meu coração .. !!! vou hoje mesmo comprar uma camisa do Timão .. me apaixonei por este clube .

    ResponderExcluir
  9. Já vi uma "imagem ilustrativa" da estatua. Vai ficar incrível.
    Parabéns ao Corinthians.
    Quanto ao nome, mudar de São Jorge, para "Cavaleiro Fiel" é um retrocesso, é tapar o sol c/ a peneira. Qualquer pessoa ao olhar p/estatua reconhece São Jorge nela, queiram os evangélicos ou não.
    Alias, não sei porque tanta implicância (este sentimento duro sim é cafona). Sou Gremista e católico, e se o Grêmio quisesse colocar uma estatua de Buda ou uma grande "Figa" na frente da nova arena, eu não veria de forma negativa. O problema é que os evangélicos querem mudar as coisas, querem que o mundo gire conforme eles gostam.

    Abraços, Jonas Leonardo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...