Livraria Cultura

23.2.12

Estádio San Nicola

Durante meu Trabalho Final de Graduação tive que observar vários estádios, novos e antigos, projetos e propostas realizadas que pudessem me esclarecer quesitos diferentes e questionamentos de professores.

Um dos estádios que vi e que mais me marcou foi o Stadio San Nicola, em Bari, na Itália. O projeto é do renomado e brilhante arquiteto Renzo Piano e o motivo pelo qual eu me recordo muito dele é a preocupação com a circulação. Desde a menção que faria um estádio, todos me aconselhavam a me preocupar com a circulação e isso é realmente um dos fatores mais importantes - desde a circulação externa (acesso e saída) quanto interna. 

A chegada dos torcedores ao estádio se dá aos poucos, ou seja, tem um bom período de chegada, com gente chegando de 1 hora até 5 minutos antes do início da partida. No entanto, a saída se dá toda ao mesmo tempo, tanto em casos de pânico como ao final da partida, show ou qualquer outro evento. Isso gera uma preocupação de segurança que inclui diversificação de meios de transporte, dispersão de torcedores evitando aglomerações e trechos atravancados de pessoas e também em boa sinalização.


Como vemos acima, o estádio San Nicola tem sua arquibancada superior separada por módulos, cada uma com sua saída, sua escada.



Imagens acima do site oficial de Renzo Piano

A forma como foi pensada destina uma quantidade de público certa para cada escada, então cada módulo tem uma escada garantida em suas proximidades e o público necessariamente é destinado às mesmas. 

A partir do momento em que o público sai, ele é bem distribuído no terreno, sem barreiras - o que mostra a importância de estádios em locais não muito adensados. No Brasil, temos muitos estádios importantes que nem com reforma conseguem adotar essa distribuição para a segurança do público. Na imagem abaixo podemos ver, por imagens aéreas como o piso o guia a torcida radialmente para espaços distantes do estádio em si.


Já o acesso à arquibancada inferior se dá pelo nível da entrada, ou seja, sem degraus, facilitando assim diversificação do público. Infelizmente, o site do Renzo Piano retirou algumas fotos, mas tentarei ver se nos meus arquivos salvei a imagem da maquete em corte de um desses módulos onde mostrava exatamente este acesso em nível. 

É, de fato, um dos estádios mais significativos em termos de segurança em momentos de saída e emergência. É um estádio da década de 90, ano em que foi inaugurado e, portanto, tem critérios que hoje já estariam desatualizados pelas constantes mudanças nas exigências, mas, sem dúvida, deveria ser inspiradora  e referência para a construção de novas arenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...