Livraria Cultura

28.1.11

Orientação para Trabalho Final de Graduação

Nestes últimos anos estudei muito, visitei bastante e me atualizei consideravelmente bem (lendo, fazendo cursos, workshops e frequentando palestras) sobre os seguintes assuntos: estádos, infra-estrutura esportiva e  eventos esportivos, em especial a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Somado a isso, alguns de vocês sabem que meu TFG (Trabalho Final de Graduação), no Mackenzie, foi um estádio na cidade de São Paulo e nesses últimos dois anos acompanhei e 'orientei' não oficialmente (já que fui procurada pelos próprios alunos) trabalhos finais relacionados ao tema. Foram, ao todo, seis trabalhos finais, pelo país, com propostas diferentes, mas sempre com estádios como objeto de trabalho.

Dificilmente nas faculdades temos orientadores que consigam orientar da melhor forma, dar referências que auxiliem e que sejam atualizados a respeito de estádios e das exigências. Esse, inclusive, foi o meu maior problema durante meu último ano de faculdade, o que me fez desenvolver um projeto que eu mesma não concordava, e, defender na banca, quais os pontos fortes do meu projeto assim como os defeitos do mesmo, propondo, não na prancha principal, como deveria ser a versão que discordava de meu orientador. Portanto, este ano estou me disponibilizando para fazer este serviço de orientação específica. Qualquer universitário que tenha interesse em ter um acompanhamento meu, com fornecimento de alguns manuais, cadernos de orientações, etc, que possam auxiliar, dar referências legais e 'orientações' ao trabalho em si, forneço meu email para que possam entrar em contato:
arq.lilianoliveira@gmail.com

Espero que possa ajudar mais gente que se interesse por desenvolver um trabalho final tão complexo como este. Em breve, novos posts! Acompanhem !

2.1.11

Rio 2016: Logotipo

O post sobre o logotipo das Olimpíadas do Rio, em 2016, foi breve, pois foi um post-notícia, super na hora que foi divulgado. Agora sim, começam a surgir as análises, explicações, etc. 

Complementei o post anterior com o vídeo da Tátil Design de Idéias, responsável pelo design. E uma das frases que mais me chamou a atenção foi : "Na tátil, eram mineiros, baianos, pauslistas falando do Rio de Janeiro". Isso ai já mostra como foi uma criação elaborada, juntando várias visões de uma país inteiro, que será representado pelo Rio de Janeiro. Quem puder ver o vídeo, analise bem as imagens e vejam como é legal a criação, sobrepondo perfis das montanhas para posicionar adequadamente cada personagem, o estudo das cores e sombras, os conceitos.

Hoje, chegou no meu email uma análise do Design on the Rocks, sobre a marca. O design on the  rocks é um site que eu respeito muito pois sempre traz com bom senso, algumas análises sobre o que tem de melhor e pior do design nacional e internacional. O autor diz ter achado um tanto clichê representar o pão de açúcar no logo, mas que o resultado final ficou bom, exceto a tipografia (desenho das letras que escrevem o Rio 2016). No entanto, leiam aqui, o texto com as palavras dele e uma explicação que saiu no Lance.

A minha análise sobre a marca criada é positiva, como já havia dito no momento do lançamento oficial, no Rio, pouco antes da virada do ano. Vejo nesse logotipo, a união e o espírito esportivo simplesmente pelos personagens estarem de mãos dadas, vejo as 'argolas' do símbolo das olimpíadas de certa forma representadas, as cores do brasil, o espírito de energia do evento já que parece que esses 'bonequinhos' estão comemorando ou como se estivessem se reunindo antes de uma competição. Não deixa de ter curvas lindas inspiradas no pão de açúcar, representando não só o Brasil, mas, especificamente, o Rio. Eu particularmente não me incomodo com a tipografia. Achei legal, mas não tenho muito o que dizer já que nunca estudei isso.

Sobre o design em si, achei inspirador e acho q vencerá esses 6 anos até o evento facilmente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...