Livraria Cultura

1.12.11

Novo estádio da Juventus

Em 8 de Setembro foi inaugurado o novo estádio da Juventus, chamado Juventus Stadium. Há certo tempo, um dos posts originais deste blog, falei sobre a revolução em estádios que a Itália parecia querer com tantas novas propostas e a Juventus foi a primeira a, de fato, começar essa revolução arquitetônica e esportiva.



Antigos e ultrapassados, a Itália busca uma revitalização de seu futebol e de suas arenas através de reformas em estádios e até mesmo da construção de novos, já que vários estádios são divididos por dois times relevantes de uma mesma cidade, como era o caso da Juventus. Conforme o vídeo abaixo, Guido Boffo e Massimiliano Nerozzi, no jornal La Stampa, mostram os vários benefícios aos torcedores, para o futebol juventino e também italiano, e à sua crise financeira. Menciona as limitações de seus estádios e salienta a importância do novo espaço controlado que permite espaço para famílias - novamente estádios focando em trazer um público mais completo e organizado ao estádio, democratizando-o. Infelizmente só encontrei o vídeo em italiano, portanto fiz esse resumo acima. Quem fala a língua pode ver um pouco mais, principalmente sobre o programa do estádio e a força que ele dá para o estádio.



Esteticamente não considero um estádio belo, apesar de ser um fator importante, varia muito de pessoa pra pessoa. Como juventina que sou, seu valor está muito mais sentimental - risos. 



Abaixo o vídeo oficial com um tour pelo projeto do estádio. Este sim, muito mais gráfico para que todos possam entender perfeitamente e analisar pontos onde geralmente há dificuldades na hora de projetar.


Em breve, farei uma análise completa e técnica do Juventus Stadium, mostrando os potenciais e os pontos onde deixaram de aproveitar na construção deste novo equipamento.

De qualquer forma, este post foi mais para salientar essa mudança italiana que começa e a força que dá para um time, já que a Juventus vem se destacando bastante depois da inauguração. No dia 21 de Novembro, o jornal Repubblica mostrou sob o título de "Juventus, efeito estádio" os resultados do time desde sua inauguração: 6 jogos - 4 vitórias, 2 empates, mostrando o 'renascimento bianconero em sua casa'. La Gazzetta dello sport, principal jornal de esportes italiano também menciona a evolução do futebol com a construção do estádio e também sobre o inquérito aberto sobre o aço usado na construção sob a manchete "Juventus Stadium. Possible fraud - Prefect: “Stadium safe.” Football goes ahead", onde menciona que o futebol segue em frente e também sobre o inquérito aberto sobre o aço usado na construção onde o clube é a vítima. Leia Mais (inglês)

Termino ainda com a declaração dada pelo técnico da Juve:

"Il nostro verbo è lavorare, ma il nostro obiettivo è anche far in modo che la gente venga per vederci giocare, prima ancora che per vederci vincere. Noi cerchiamo di divertirci giocando, e quindi di divertire anche il pubblico. Voglio che la gente vada a casa contenta anche se il risultato non è buono, come ad esempio è successo contro il Bologna, quando abbiamo pareggiato. Stiamo cercando di pensare a un modo di calcio diverso"

"O nosso verbo é trabalhar, mas nosso objetivo é também fazer com que as pessoas venham nos ver jogar, antes mesmo de nos ver ganhar. Nós procuramos nos divertir jogando e, ao mesmo tempo, divertir o público. Espero que as pessoas vão pra casa contentes mesmo se o resultado não é bom, como, por exemplo, o sucesso contra a Bologna, quando empatamos. Estamos procurando pensar uma forma diferente de futebol."




Acima, imagens da cerimônia de inauguração, pela La Gazzetta dello Sport.

Leia mais sobre estádios italianos em evolução:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...