Livraria Cultura

1.12.11

Dica de leitura: A dança dos deuses - futebol, sociedade, cultura

A partir de hoje, vou fazer uma seção 'dica de leitura' onde farei sugestões de livros interessantes, com possíveis resenhas. Servirá, as vezes, para apaixonados pelo futebol, apaixonados por arquitetura e, às vezes, ideal para aqueles que estão desenvolvendo projetos de estádios ou equipamentos esportivos em geral. A leitura é fundamental para crescer no setor, que é muito específico, e como o blog surgiu dessa idéia de abranger e aumentar conhecimento na área, acredito ser interessante. Por esse motivo, elaborei a primeira resenha para que vejam se interessa a vocês que seguem o blog.


Hilário Franco Junior conta o desenvolvimento no livro em questão o surgimento e desenvolvimento do futebol, destacando os fatores culturais que interferiram na profissionalização do esporte e reconhecimento do mesmo. Além disso, mostra, tanto no Brasil, como no mundo como ele foi se estabelecendo e como a cultura e sociedade é ligada ao mesmo e como a cultura e conflitos políticos e sociais foram mudando suas regras, campeonatos e comitês. 

O autor mostra como o campo foi se definindo (marcações) através das novas regras e mudanças na arbitragem. Inicialmente, o árbitro era consultado (como se faz hoje no tênis em alguns torneios), só depois passou a entrar no campo e aumentou o número de árbitros. Antes não havia goleiro e era bastante parecido com o rugby, posteriormente passou a proteger o gol que não tinha inicialmente o travessão, passando a usar as mãos. O impedimento surgiu conforme a moral inglesa, onde eles consideravam imoral jogar pelas costas do adversários. A revolução industrial teve grande influência nos times ingleses, assim como o desenvolvimento do metrô diretamente estar relacionado aos times que mais evoluíam e se profissionalizavam. Outros fatores como o fascismo, o nazismo na Europa e o preconceito racial aqui no Brasil interferiram no surgimento de clubes e na formação técnica dos times. 

A respeito do Brasil autor também mostra como o futebol de várzea foi fundamental para o real desenvolvimento do futebol brasileiro. A Inglaterra considerava o futebol tradicionalmente inglês e não aceitava que ele se espalhasse. Isso fez com que os primeiros campeonatos entre nações diferentes nascesse sem a participação do criador do esporte e isso também fez com que a FIFA se estabelecesse em outro país, e que os primeiros campeonatos acontecessem sem os ingleses. No entanto, os ingleses influenciaram muito no futebol sul-americano, por isso, muitos nomes de clube aqui e na Argentina tem nomes em inglês. 

O autor passa por inúmeros fatores que ligam o futebol à sociedade, ao lazer e à cultura, mostrando tamanha importância do futebol para a evolução das cidades e vice-versa.

Aprendi muita coisa com o livro, estou preste a terminá-lo e ele é bem profundo, mas com uma leitura fácil e agradável. Acredito que seja legal para quem gosta de futebol e quer saber mais sobre sua história e sobre sua relação com a sociedade desde seu surgimento. Também é uma sugestão de presente de Natal para quem tem interesse sobre o assunto - já que estamos próximos à data festiva.

Espero que tenham gostado, eu, particularmente, tive minha visão clareada sobre o futebol em geral e conceitos fortalecidos e baseados em fatos históricos.

Para ler a sinopse oficial do livro ou comprá-lo se tiverem interesse, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...