Livraria Cultura

15.11.11

Feng Shui em estádios - Entrevista com Mônica Frossard

A partir de um contato com a consultora Mônica Frossard e desenvolvimento de uma conversa  respeito de uma possibilidade de realizar um projeto de Feng Shui em estádios e/ou equipamentos esportivos, realizei uma breve entrevista sobre as possibilidade e potencialidades deste trabalho.

1 - Inicialmente, gostaria de saber se você já viu, já soube ou já fez esse trabalho em estádios e/ou em equipamentos esportivos. Se sim, em qual(is)?
Mônica Frossard: Nunca o fiz para um estádio de futebol e nem tenho informações do Feng Shui já aplicado em algum estádio até pela falta de informação que os mesmos detém a respeito da técnica. Entretanto, devido à oportunidade da Copa, o surgimento de grandes eventos envolvendo estádios e um grande número de pessoas, acho bem oportuno o projeto. O Feng Shui pode ser aplicado em qualquer espaço, sendo os estádios locais onde as energias são muito potencializadas. Lembrando que o Feng Shui não tem cunho religioso é uma técnica energética (acupuntura dos espaços como gosto de dizer).

 2 - De que forma o feng shui pode ser trabalhado? Qual é a metodologia de trabalho: em cima de uma planta geral, ou dividida por setores?
Mônica Frossard: O Feng Shui trabalha tendo como base a planta baixa do local, e setoriza os espaços de acordo com um estudo técnico e utilizando recursos da bússola octogonal que contém 9 áreas ou guás a serem trabalhados: Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade e Saúde.



3 - Quais tipos de resultados podem ser conquistados através desse estudo?
Mônica Frossard: Esse estudo canaliza e potencializa o campo energético do lugar, proporcionando maior aproveitamento dos que lá desfrutam. Tornando os espaços mais produtivos, geramos uma melhoria em todo o ambiente.Permitindo que as pessoas exerçam suas potencialidades ao máximo e isso, para um estádio de esportes, é perfeito.Valorização da harmonia, potencialização dos atletas, produtividade e rentabilidade para o empreendimento.Atenção: Feng Shui não ganha jogo, quem o faz são seus jogadores!

4 - Feng Shui trabalha com a organização das energias de um espaço, correto? No caso de estádios, a multidão de pessoas é diferente? É possível trabalhar da mesma forma?
Mônica Frossard: Sim. No Feng Shui trabalhamos os espaços e assim iremos gerar os resultados de bem estar para as pessoas. É uma lei de ação e reação.

5 - As cores tem grande importância no feng shui. A presença de uma torcida uniformizada enfatizando alguma cor, pode mudar a energia do local? As cores dela podem ter alguma influência no comportamento dessa torcida em relação à violência nos estádios? Se sim, há alguma forma de trabalho que possa equilibrar ou neutralizar esse comportamento negativo?
Mônica Frossard: As pessoas sempre interferem na energia dos locais, pois também possuem seus CH’I- ou seja sua energia vital, todas pessoas e espaços possuem  um campo magnético de atuação.

Já está provado que as cores influenciam, sim, as pessoas. Por ser mais difícil modificar as cores de um time, de uma torcida, utilizamos técnicas trabalhando com os espaços , harmonizando esses espaços suas energias irão influenciar de maneira mais benéfica aos que lá desfrutam, tanto no operacional como as eventuais torcidas, Um espaço energeticamente adequado gera uma qualidade de vida mais equilibrada, e torno a enfatizar que isso são uso de técnicas e não religião.

6 - Que cores trazem que tipo de efeito (considerando as principais cores dos times: vermelho, branco, preto, verde, azul, amarelo)?
Mônica Frossard: No Feng Shui cada setor ou guá tem a sua cor, o vermelho corresponde a área de sucesso, branco e amarelo – criatividade, preto – trabalho, verde – família, azul e lilás – espiritualidade.

Acima, projeto do Beira-Rio, em Porto Alegre, com arquibancadas predominantemente vermelhas

7 - Por quais motivos você recomenda o feng shui em estádios e, se possível, me fale sobre os custos de um estudo e a viabilidade de ser implantado o projeto. (Por exemplo, o estádio do Internacional (RS) tem, em boa parte do estádio a cor vermelha e digamos que essa cor traga uma energia que não colabore com o estádio, o clube não trocaria os assentos e cores do time por causa disso. A maioria das mudanças para o equilíbrio é viável?)
Mônica Frossard: Na verdade recomendo o Feng Shui para todos os espaços: escolas, hospitais, empresas, lares e inclusive estádios, pois a alta concentração energética nesses locais é muito intensa. Ao estabilizarmos esses campos energéticos, tendo em vista geo localização, solo, etc., geramos um equilíbrio maior que irá refletir em bem estar, potencialização dos atletas e fluxo de negócios.

Quanto a viabilidade , toda vez que desejamos transformações, temos que aceitar mudanças ou então ficamos com o velho e estagnamos. Ningúem descobre novas caminhos usando velhos mapas.

Mas não precisará mudar a cor de um time, como já disse, adequamos os espaços em função de um melhor fluxo. Em relação aos custos, somente de posse do projeto é que se pode orçar com bases sólidas indo de acordo com as necessidades apresentadas ou detectadas e tamanho do local a ser trabalhado.

8 - Dependendo da modalidade esportiva (futebol, tênis, poliesportivo) muda a forma de trabalho do feng shui? Em casos de outros eventos como shows, eventos religiosos, exposições e conferências que venham a acontecer no estádio, muda o estudo e deve ser alterado algum item para que a energia flua melhor? 
Mônica Frossard: O estudo do Feng Shui e sua aplicação se dá da mesma maneira, para qualquer ambiente. Entretanto, o que irá mudar é o enfoque da área a ser exaltada. Ex: Eventos Religiosos – setor a ser reforçado será espiritualidade e amigos. Eventos como Show: setor a ser reforçado – criatividade, sucesso, amigos, relacionamentos.



Gostaria de agradecer a Mônica Frossard pelas respostas e por ter aceitado falar sobre o assunto. Quem quiser ler mais sobre Feng Shui, pode acessar o Blog Feng Shui Harmonizando Caminhos escrito pela Mônica ou entrar em contato com ela pelo email: monicafrossard@terra.com.br ou ainda seguindo-a no Facebook. (clique nos links para acessar o blog e o perfil)

Um comentário:

  1. Amei a entrevista, Lilian. Parabéns por ter escolhido a Monica Frossard para nos orientar sobre o assunto. Ela foi muito clara e objetiva nas respostas . Foi uma ótima coordenação de idéias entre voces duas, fato que causou uma grande empatia para quem lê. Sucesso !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...