Livraria Cultura

5.10.10

Copa 2010: Detalhes que acrescentam

Sempre mencionei que o estádio tem que permitir a prática do esporte com primor, mas também oferecer algo para a cidade. Esse retorno geralmente vem em benefícios para a região, em investimentos urbanos, e também no aumento do turismo. Para esse segundo caso, há vários métodos de obtenção: arquitetura icônica, que marque e represente a região, programática, que traga atividades alternativas e também de detalhes, trazendo uma identidade àquele estádio específico, coisas que foram vistas lá pela primeira vez, detalhes que chamam atenção de algumas pessoas, não todas, mas que complementam o projeto arquitetônico sem interferir na imagem geral do estádio.


Essas são características fundamentais. No caso da África do Sul, reparei em dois itens como estes que mostro aqui para vocês:

Tampas de 'bueiros' - água, luz, etc. em torno do estádio Soccer city:













Abaixo, o segundo item que chamou a atenção de muita gente, as placas de sinalização de sanitários femininos e masculinos, que no caso, não eram do estádio, mas de todos os equipamentos de apoio (mídia, centro de transmissão internacional, etc.).



São cuidados mínimos como estes que fixam o evento e os locais na memória do visitante/turista. No embalo, dá oportunidades ao design gráfico e ao design urbano.

Caso parecido como este é o teto do restaurante do Allianz Arena, que chama bastante atenção, criando um ambiente único:

Apoio:

     



Um comentário:

  1. Olá Lilian,

    Sou estudante de aqrquitetura, estou indo para meu 9° período, moro em Aracaju SE e tenho bastante interesse em Arquitetura esportiva.
    O seu Blog me interessa bastante, pois você traz muitas discussões sobre os estádios e as polêmicas da Copa.
    Gostaria de saber se existe aqui no Brasil, algum tipo de especialização em Arquitetura Esportiva, caso exista gostaría muito de saber quais as Universidades disponibilizam este curso, pois tem muito tempo que estou atrás e não consigo encontrar muita coisa relacionada.

    Grande abraço.

    Romulo Sandes
    romaum_rotulo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...