Livraria Cultura

30.9.10

Camp Nou - o Barça e seus bons projetos arquitetônicos


Volto no último dia deste mês com uma nova referência em estádios de futebol. O barcelona teve, nesse último ano, um projeto para reforma de seu estádio, o Camp Nou ("campo novo") e um projeto de reconstrução total, a beira-mar.

Primeiramente o projeto que surgiu da comemoração de 50 anos do estádio, feito pelo renomado arquiteto, Norman Foster. Esse projeto é o oficial, de reforma - ideal, pois não há cabimento criar um novo, embora a outra proposta ser interessante. Segundo o site oficial do arquiteto, o projeto pretende abrigar 106.000 torcedores - algo já fora do comum. Hoje em dia a capacidade é muito menor, por viabilidade econômica. No entanto, pela grandiosidade do clube, imagino que dê para aguentar bem um estádio de tamanha capacidade.

A grande modernização do estádio de um dos clubes que mais tem membros é a instalação de uma cobertura e algumas modificações no entorno. Alguns acréscimos no programa foram propostos, como hospitalidade e áreas públicas.






Nas duas imagens acima, podemos ver o mosaico feito na fachada - vedação e cobertura - com placas em azul e escarlate (cores do Barcelona), mesclados com placas vermelhas e amarelas (cores da bandeira da Catalunha). Estas placas tem certo grau de transparência e modificam o interior do estádio, onde existe a circulação de acesso às arquibancadas, como é sugerido na imagem abaixo, e alguns outros ambientes. Os painéis são de policarbonato e vidro. Quanto a esses materiais, tenho minhas dúvidas, o policarbonado tem um problema de degradação e mudança de cor ao longo do tempo, e ambos (vidro e policarbonato), tem o problema da manutenção/limpeza. De repente, algum material como o ETFE poderia ser legal. (postarei em breve texto sobre esse material no Blog Arquibancada).




A grande intenção dessa reforma é fazer do estádio uma marca para o clube, atraindo mais fãs e, até mesmo, admiradores da arquitetura. Para isso, a iluminação colaborará muito. O estádio terá duas facetas, a diurna e noturna, onde a iluminação de dentro pra fora, dará destaque ao estádio. Dias de jogos e dias normais serão diferenciados, imagino que com uma iluminação menos intensa nos dias sem partidas, salientando assim o fervor dentro do equipamento enquanto as partidas estiverem acontecendo.



 

Para o Sir Norman Foster, o mosaico elaborado é uma inspiração ao arquiteto catalão, Antoni Gaudí - o arquiteto usava mosaicos em várias de suas obras, como a casa Batló, acima, à direita.

A fachada e sua estética tá ficando, ao mesmo tempo que me lembra um monte de projetos, parece ser uma variação da mesma forma. Os projetos do Herzog & de Meuron, loja da Prada e Allianz Arena, e a rodoviária da Luz, em São Paulo (onde há projeto para ser uma Teatro de Dança), apresentam o mesmo formato, mas cada um com uma tecnologia e intuito diferente. As fotos abaixo são respectivamente as listadas acima:



Essa fachada, serve não só como referência à arquitetura catalunha e iluminação, mas protege os inúmeros torcedores da chuva ao mesmo tempo que tem inclinação que permite a ventilação natural.


A previsão para a conclusão do projeto é para a temporada 2011-2012 e o estádio que já é o maior da Europa, ficará ainda maior.


Enquanto o estádio atual fica localizado um tanto distante do mar, Emili Vidal, arquiteto e membro do clube, resolveu criar uma nova proposta para um estádio para o Barça, ignorando a existência do atual, e criando uma no meio do mar. Apesar de ser muito estúpida a idéia de ignorar o maior estádio europeu e com tamanha história, sua proposta, em outras circunstâncias poderia ser considerada muito boa - apesar das poucas imagens divulgadas.

Além dessa utopia do arquiteto Emili Vidal, ele ainda propõe nesse estádio a capacidade de 150.000 torcedores, o que já se provou bastante inadequado nos dias de hoje - por questões financeiras. Se ele já existe, ok! Se não, que não se crie outro. Além disso, se criassem um novo estádio, o que seria do estádio atual com enorme capacidade não se sabe. 

Olhando para o estádio ignorando esses fatos e considerando somente sua arquitetura, podemos ver um acesso muito bem definido. Barcelona é uma cidade moderna e não baseada somente em carros, pelo contrário e por isso funcionaria relativamente bem o acesso que ali foi feito. Caso contrário, se fosse no Rio de Janeiro, por exemplo, um grande tráfego seria criado ali na costa, próximo ao único acesso ao equipamento. Como é Barcelona, esse tráfego seria reduzido bastante pelo público que caminha pelas Ramblas, bicicletas (que já são comumente utilizadas na cidade), carros e transporte público (aí já confesso que não sei se chega bem nessa parte da orla, imagino que sim por conta das obras das olimpíadas).



A arquitetura chama bastante atenção e garante segurança pelo espaço das esplanadas em volta do estádio.Sem dúvida seria mais um lindo atrativo turístico para essa cidade. Não ouso fazer novos comentários já que não tenho imagens de apoio. Caso alguém saiba de novas imagens desse projeto, colabore posso fazer mais estudos sobre ele.


Fontes:
Foster and Partners
Future Structures

7 comentários:

  1. Gostei deste novo estadio no meio do mar. O antigo poderia ser demolido e no local construir torres de escritorios e um shopping. Ou um hipermercado. Talvez um grande estacionamento tal como os parking ramps americanos.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Se sair do papel será maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. MUITO LINDO PARECE AS PLANTAS DO MEU QUINTAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa pra saber quais as plantas do seu quintal hahaha.

      Abraços

      Excluir
  4. http://www.gazetaesportiva.net/blogs/juan-carlos-abad/2014/02/01/novosantiagobernabeu/

    O LINK ACIMA MOSTRA O VERDADEIRO GOL DA ARQUITETURA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, eu vi esse estádio, parece bem legal, mas ainda vou dar uma analisada a fundo.

      Em compensação a troca do novo camp nou por uma reforma foi meio insatisfatória. quero ver melhor aquilo também!

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...