Livraria Cultura

30.9.09

Dalian Shide Stadium - China



Posto aqui mais uma referência da arquitetura esportiva que recentemente foi apresentada. O Dalian Shide Stadium, na China, desenvolvido pelo NBBJ, é um estádio com uma tipologia semelhante ao estádio de Braga, em Portugal - aberto, somente com as arquibancadas laterais. Este partido leva bastante em consideração o entorno. No caso de Braga, a vista é para a Pedreira, proporcionando um estádio diferente, inusitado e interessante. Já no Dalian Shide, temos o posicionamento em relação ao mar, como podemos ver na implantação abaixo.


Além da questão de melhores vistas, pela conexão com o oceano e com as montanhas, esta tipologia pode colaborar com o estudo de conforto ambiental, melhorando a ventilação, que aproveita as correntes marítimas.


Sua cobertura feita por formas irregulares, presas por cabos flexíveis, protegem a torcida da radiação direta e ao mesmo tempo colabora com a iluminação natural no campo. O único ponto negativo seriam as chuvas. No entanto, deixo pra lá, pois não conheço a freqüencia de chuvas na região, ainda mais pela China ter o clima de monções - algo bastante particular.

Outro ponto que chama a atenção é a fachada verde, que filtra o ar e que conta com um estudo botânico para que cada estação do ano se apresente de forma diferente.



Outro ponto positivo é a forma como a estrutura foi feita. Pela imagem abaixo, podemos ver o quanto a planta fica livre para a circulação do público torcedor, garantindo segurança. Além disso, o estádio teve um trabalho de materiais que favorecem o aspecto interior.



Ainda sobre a sustentabilidade...

O estádio tem como reciclar água de chuva e usar energia renovável (através de turbinas eólicas e painéis solares que trabalham em conjunto).

O espaço ao redor do estádio é mais um ponto favorável... verde, amplo e de circulação livre.


Considero o estádio como referência por ter o torcedor como ponto focal. É ele o usuário, e por isso, ele que deve desfrutar do equipamento. Garantindo a qualidade do uso, a arquitetura promove conforto, beleza e segurança àquele que fomenta o futebol, o torcedor, e ainda mantém-se no ideal em relação à sustentabilidade.

O que mais me surpreende é ver que um país que acabou de passar por uma olímpiada, que não tenta uma Copa nem outro mega evento esportivo, desenvolver um projeto tão bem feito e o Brasil que tem apoio vindo de tudo quanto é parte para desenvolver os melhores projetos, se limita arquitetonicamente. Claro que temos as questões financeiras, mas ainda arquitetonicamente falando, nossos projetos poderiam estar muito a frente. Financeiramente, se não aproveitarmos agora, com apoio, futuramente, mais difícil ainda será desenvolver bons projetos sem patrocinadores, financiadores e incentivadores.

Fontes com os textos completos:
Inhabitat (Inglês)
EcoFriend (Inglês)

28.9.09

CQC e "Proteste já" das ciclovias

Hoje, em um dos quadros do programa humorístico CQC, foi apresentada uma reportagem sobre a qualidade das "ciclovias" de São Paulo. De uma forma bastante abrangente, o apresentador Rafinha Bastos mostrou os diversos problemas relacionados à qualidade dos espaços, o posicionamento da prefeitura (criando cicloFAIXAS de LAZER), fiscalização, conhecimento da lei, e entrevistando pessoas que poderiam falar mais sobre o assunto.





Ainda sobre o incentivo e benefícios ao transporte via bicicletas, escrevi um texto recentemente, no blog Arquibancada, dentro do Portal Copa 2014.

Dá pra ver um proteste já do CQC Portugal, também, quase no mesmo estilo, realizado em 2008 e, depois, comparar os problemas das ciclovias em Portugal, com a"s" de São Paulo.

23.9.09

Museu de Futebol completa 1 ano - Entrada Franca dia 29-09



Dia 29 de Setembro o Museu do Futebol, em São Paulo, completa um ano de funcionamento e, comemorando a data, abre as portas para visitação gratuita. Além disso, o museu terá seu horário de funcionamento ampliado: até as 22:00 (21:00 para começar o trajeto - pois, 1 hora, é o tempo mínimo para fazer o percurso todo, segundo o museu).

Para quem ainda não visitou, sugiro o comparecimento no dia 29. Eu ainda me envergonho de não ter ido. Infelizmente, quando ele foi inaugurado, já não morava mais na capital. No entanto, alguns já sabem, fiz parte da equipe de projeto de elétrica, junto à BPS Engenharia, e, por isso, tive contato com toda a parte de museografia. Fiz apenas a visitação da parte térrea (expo temporária), em Abril.
E por ter tido esse contato e esta breve visitação, aconselho a visita.
Bastante completo, abrangente, e no mesmo nível que o Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, em São Paulo (museu este que também tem um dia da semana no qual a visitação é gratuita).

22.9.09

Dia Mundial sem carro


Hoje, como todos devem saber é o Dia Mundial sem carro.

Aconselho a todos, já que sou muito adepta do "eu vou a pé", que saiam pela cidade a pé, ou optando por meios de transportes que não o carro. De preferência, de bicicleta ou a pé mesmo.

Considero uma experiência muito válida, pois você faz percursos menores por não ter que obedecer as mãos das vias, conhece assim, novos lugares, se aproxima de detalhes da cidade, tem mais tempo para observar as pequenas coisas que mudam sua visão em relação ao lugar onde você vive. Percebe novos tipos de arte, desperta novos interesses, vê novas potencialidades, e tem novas visões de um mesmo problema. Vê a mesma coisa de ângulos diferentes, sente cheiros característicos. Acho que acrescenta muita qualidade de vida. Você não perde o tempo como perde dentro do seu carro. De quebra, ainda economiza!

Quem quiser saber mais sobre a programação, história e o desafio intermodal, é só entrar no site oficial do Dia Mundial sem Carro.

Sobre esse dia e a qualidade da(s) ciclovia(s) em São Paulo, tem uma notícia que saiu, hoje, na UOL, que acho fundamental a leitura. Próximo post que coloco no Blog Arquibancada, falará sobre as bicicletas e ciclovias, quem está se mobilizando para a Copa 2014 nesse aspecto e pontos positivos e negativos (será?), além de referências. Também acho legal a leitura do texto publicado pelo site Planeta Sustentável. Clique aqui.

21.9.09

Prática de Remo no Tietê

Pois é, parece nojento e é esse o problema. A impressão que temos em relação aos nossos rios é péssima. Foi isso que a ESPN apresentou em uma reportagem durante o programa Pontapé Inicial de hoje: uma experiência de prática de Remo pelo Rio Tietê.

Há alguns anos vi uma exposição fotográfica na saída do metrô clínicas, em São Paulo, que mostra fotos antigas de equipes que treinavam e nadavam nessas águas que hoje estão poluídas. Nessa época, o rio era uma infra-estrutura natural de lazer e de práticas esportivas. Não podemos nem pensar no mesmo uso hoje.

Para chamar a atenção desta "causa" (a recuperação de nossos rios), em São Paulo, há uma organização chamada Navega SP, que leva escolas para navegar pelo rio Tietê, colaborando com a conscientização. Atualmente eles estão restritos às escolas.

Quem se interessar por ver a reportagem da ESPN, clique aqui.

Também escrevi algo relacionado para o portal da Copa, há alguns dias, vale a pena dar uma olhada. Clique aqui para acessar o artigo.

Valeria a pena investirmos na recuperação e tratamentos de nossos esgotos, para a Copa e visibilidade do país, mas, principalmente, pelo ambiente e nossa qualidade de vida.

16.9.09

Os vários projetos para estádio do Corinthians

Saindo um pouco da copa, de referências internacionais e idéias verdes, coloco aqui este post simplesmente como uma pequena noção e referência do tanto de estudos e propostas oficiais e não oficiais que já foram feitos e que EU já vi. (Se alguém tiver conhecimento de algum outro, é só enviar imagem ou link... sei que existem quase que 1 proposta oficial para cada 2 anos de existência do clube).
Cliquem nas imagens para ver o tamanho original
Foto retirada do Blog do Trio - proposta da época de Vicente Matheus.
* Não parece um pequeno "Maracanã/Mineirão-zinho"? Rs.

Abaixo, uma das propostas mais atuais, que seria construída na Marginal, mas que "dizem as más línguas" teve tudo empacado devido a problemas na regularização do terreno.
Seria o novo robocop da marginal, fazendo companhia a alguns já existentes. No entanto, tem seus pontos positivos. Vou me limitar a mostrar a analisar nesse post.


Autoria: Augusto França Neto Arquitetos Associados

Abaixo, a idéia de se criar um estádio para o Corinthians que servisse à Copa.... tá longe hein? pelo menos pelo jeito sobraria estacionamento pra esse estádio.


Imagem retirada do Blog do Paulinho

Abaixo, um estádio que tem sua forma explicitamente ligado ao símbolo do corinthians. Lembro-me que vi há um tempão, e nem agora encontro mais. Sorte que salvei as imagens na época. Encontrei como autoria do Arquiteto Marcos Perazzo, mas atualmente não acho nada mais a respeito do arquiteto ou de sua ligação com o estádio proposto. (1º proposta que vi sendo aquele utópico estádio que a Cooperfiel pregava)





Abaixo, não tenho quase nada de informações. Na verdade passo aqui o link, mas, atualmente, esse link não carrega as imagens. Clique Aqui!



Abaixo, 2º Proposta que vi como oficial da Cooperfiel... qual é oficial eu já não sei. Muito menos localização e autor. Mas também é bem ligado ao símbolo do corinthians. Na minha opinião, o outro é arquitetura, esse aqui é só photoshop e a idéia de impressão na película de cobertura. Simplesmente não tem projeto... não por essas imagens... muito menos entorno.



Além dessas, durante meu trabalho final, eu desenvolvi um projeto pro corinthians, naquele terrenão lá em Itaquera. Por um tempo me arrenpendi da idéia infeliz de tentar projetar um estádio em 1 ano e por conflitos internos e pela burocracia e mentalidade restrita da faculdade, alguns professores boicotavam idéias, obrigando a fazer uma ou outra coisa restrita e contrária às minhas opiniões - resultando numa monografia que adorei, que difere do projeto apresentado. Sendo assim, na minha banca, já mostrava coisas que eu não concordava em meu projeto. Hoje então, faria mais mudanças ainda... mas ainda assim, coloco minha propostinha.





Nesse mesmo semestre em que fiz meu TFG (Trabalho Final de Graduação), lembro-me de mais dois alunos que desenvolveram estádios no mesmo terreno - Gabriela e Roberto. Como são projetos que não foram publicados na internet, prefiro não postar aqui por direito deles. Em todo, caso, quem se interessar, pode procurar na Universidade Mackenzie, que sem dúvida lá encontrarão.

Leitura sugerida sobre o assunto:
Estadão - Projeto Augusto França Neto + vídeo 3d
Uol Notícias - Cooperfiel
Blog do Milton Neves - Cooperfiel

Este post eu abro para atualizações caso alguém envie novas informações, imagens, ou qualquer coisa que seja a respeito destes ou de outros estádios para o Corinthians. Você também fez um? Me mande a imagem!

8.9.09

Energia Eólica



No dia seguinte ao que postei sobre a inteligência em se desenvolver a energia eólica no país, no post sobre Natal, ressaltando o litoral nordestino, o Blog Copa Verde, que visa fomentar essa idéia, publicou uma matéria sobre o assunto. Mostram uma perspectiva do crescimento da energia eólica no Brasil em alguns anos e mostra também o mapa de ventos no país.

Complementam ainda, uma coisa que eu não sabia, a energia eólica complementa o sistema de energia hidrelétrica, pois o período em que menos chove é o mesmo em que mais venta.
Clique para ver o texto completo.

Mais um motivo para essa idéia ir pra frente. Até agora somente vi essas torres presentes em um único projeto. Espero que apareçam mais, não necessariamente no projeto, mas mais desenvolvidos nessas cidades-sede e cidades que também se enquadrem nesse potencial.

Sugiro que acompanhem esse blog Copa Verde, pois é um projeto bem interessante e válido. Ainda estão se firmando, mas tenho grandes espectativas quanto a esse projeto.

As imagens foram retiradas do Blog Copa Verde.

Cidades serão excluídas? Quais deveriam ou podem ser as escolhidas?

Nestes últimos dias, muitas notícias alegam que algumas cidades-sede (2 ou 4, depende da fonte) poderão ser eliminadas da Copa do Mundo FIFA 2014. Desta vez, essas notícias foram mais fortes, mais do que sempre se especulou.

Particularmente, acredito que nenhuma cidade será excluída. No entanto, pode acontecer. E deveria, pois tem cidades que realmente estão fazendo por merecer. Os benefícios que se tem por sediar esse evento já mencionei várias vezes. Resumindo: desenvolvimento tecnológico e de infra-estrutura urbana, benefícios no turismo, melhores condições do estádio para a prática do esporte, visibilidade mundial e lucros intensos principalmente pelo 3º setor. Ou seja, ficar fora dessa, pode ser extremamente frustrante e, também, gerar uma grande polêmica. A FIFA não quer isso. A FIFA quer o seu evento com mais qualidade do que nunca e ainda garantir que a oportunidade de sediar o evento seja ótima para o país. Dessa forma, continuam aparecendo interessados. Caso contrário, ela não terá onde sediar a sua Copa do Mundo nos anos seguintes.

Dentre as cidades mencionadas como as possíveis candidatas a exclusão estão: Natal, Recife, Manaus e Cuiabá.

Novamente, particularmente, não vejo porque Manaus está nessa lista. Porque ela tem um dos melhores projetos, mais bem pensados e SÓ porque não tem o futebol como destaque? Só o futebol estamos todos cansados de saber que não mantém um estádio. Portanto, estão todos nas mesmas condições. Pelo menos não haverá a "obrigação" dos times que tem seus estádios jogarem largarem suas casas para gerar renda a esse novo estádio! Além disso, como pode uma Copa verde sem promovê-la no símbolo ambiental que a Amazônia é. É extremamente interessante ter uma sede sustentável no maior símblo de natureza que tems no país, e que tem imensa visibilidade. Sobre as outras cidades, todos já devem imaginar o que acho pelos posts analíticos que fiz posteriormente.

Acho que todas tem potenciais e todas juntas, trariam um fluxo intenso pelo país, fazendo-o lucrar imensamente. Mas com trocas absurdas de projeto, inferiorização da arquitetura por questão de preços (querer coisa barata e lucrar muito com isso não existe), licitações que a politicagem evita ao máximo, cidades vizinhas que levam o crédito do nome da "cidade famosa", cidades criadas, sendo que as existentes ainda tem muitos problemas que poderiam ser suavizados ou solucionados, arquitetura praticamente nórdica em meio a um dos climas mais áridos do país.... tudo isso faz com que seja cogitada essa possibilidade de exclusão.

Ainda acho que as cidades, beirando essa eliminação, correrão atrás das mudanças corretas. Além disso, assim como surgiram várias especulações antes de anunciar as cidades escolhidas pela FIFA, só considero como verdadeiro depois de pronunciamento oficial.

Veja o vídeo que o Globo Esporte transmitiu hoje (08/09/2009):


O país perderia com isso? Sem dúvida, mas melhor não fazer feio!

Fontes:
Portal da Copa matéria 1, Portal da Copa matéria 2
Globo Esporte

2.9.09

Post no Blog Arquibancada

Agora que o blog Arquibancada está começando, vou dar uns avisos aqui assim que sair algum post meu lá, que possa interessar quem passa por aqui.

Neste momento, acabo de postar um texto sobre arquibancadas ideias, em homenagem ao título do blog. Confiram e comentem.

1.9.09

Campanhas de marketing dos clubes brasileiros - 1º de Setembro, dia do Corinthians

Ganham espaço valioso dentro dos clubes brasileiros as campanhas de marketing. Na minha opinião, a mais poderosa de todas é a do São Paulo, que sempre está inovando, com camisetas e uniformes inovadores a cada passo que o time apresenta. Ultimamente com o Jason, que até camiseta oficial já ganhou. Isso que é criar uma marca.



No entanto, outros times também vem se dedicando a esse trabalho. Da mesma empresa de marketing do São Paulo, ligado a Reebok, o Inter também já fez até desfiles de moda com o uniforme em um famoso desfile na região sul, usando a Luise Altenhofen como modelo. Quem hoje começa uma grande campanha é o Corinthians, que há alguns meses já alerta os torcedores a usar camisetas do time, colocar bandeiras nas janelas, nos carros, enfim... pintar a cidade de preto e branco em prol do início do centenário do clube. Para marcar o Dia do Corinthians colocou hoje, 300 mulheres trajadas nas cores do time pela cidade balançando as bandeiras, segundo o globoesporte.com .


Campanhas desse tipo são fundamentais para manter sempre o torcedor apegado ao time e comprando itens como uniformes, ingressos, acessórios, etc. Enfim, aumenta o vínculo.

A copa não deixa de ter essa campanha, mas é através dessas campanhas, que fortalecemos o interesse do cidadão pelo evento. Através de mascotes, camisetas especiais, edições especiais.
Falando em edições especiais, o Inter também lançou um livro muito bom, comemorativo também do centenário. Tive a sorte de ganhar um exemplar e eu, mesmo não sendo torcedora do Inter, achei o livro o máximo. Se eu tivesse um daqueles, com tamanha qualidade do meu time, ficaria muito feliz!

Acho que é quase que uma retribuição ao torcedor. Pelo menos hoje ganhei um DVD do corinthians, diretamente da ESPN, do programa Pontapé Inicial! Mais um material comemorativo do centenário que imagino que ainda vá marcar muito esse próximo ano e render ao clube muitos lucros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...